quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BIOGRAFIA : AVERRÓIS

Abu al-Walid Muhammad Ibn Ahmad Ibn Munhammad Ibn Ruchd foi um filósofo, médico e polímata muçulmano, conhecido como Averróis, que viveu na Andaluzia (sul da Espanha). A sua principal contribuição seria a reintrodução da filosofia de Aristóteles no continente europeu, pois é considerado um dos principais intérpretes do filósofo grego em toda a história. Até seu tempo a obra de Aristóteles estava esquecida no “Velho Continente”.
Sua filosofia é uma mistura do pensamento aristotélico com alguns conceitos platônicos. Enquanto que no âmbito religioso, sua interpretação do corão (livro sagrado do islã) propõe que há verdades óbvias para o povo, místicas para o teólogo e científicas para o filósofo e estas podem estar em desacordo umas com as outras. Havendo o conflito, os textos devem ser interpretados alegoricamente.

PRINCIPAIS OBRAS:

§  Tahafut al-tahafut (A incoerência do incoerente)
§  Kitab fasl al-maqal (Sobre a harmonía entre Religião e Filosofía)
§  Bidayat al-Mujtahid (Distinguido jurista)
§  Os Comentarios ao Corpus aristotelicum, que compreendem:
§  Comentários menores (Yawami) à Isagoge de Porfirio, ao Organon, a Retórica, Poética, Física, De Coelo et Mundo, De generatione et corruptione, Meteorológicos, De Anima, Metafísica, De partibus animalium, De generatione animalium e a Parva Naturalia, deAristóteles.
§  Comentários medios (Taljisat) à Isagoge de Porfirio, ao Organon, à Retórica, Poética, Física, De Coelo et Mundo, De generatione et corruptione, Meteorológicos, De Anima, Metafísica e Ética nicomaquea, de Aristóteles.
§  Comentários maiores (Tafasir) aos Segundos Analíticos, a Física, De Coelo et Mundo, de Anima e Metafísica, de Aristóteles.
§  Exposição da 'República' de Platão
§  O tratado De Substantia Orbis
§  Três importantes escritos teológicos: Fals al Maqal, Kasf´al-Manahiy y Damima
§  El Kitab al- kulliyyat al-Tibb (Libro de las generalidades de la medicina).



Fonte
Enciclopédia Conhecer – Editora Abril 1968




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário