sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

O QUE É PANSPERMIA?

Considerando as condições que permitiram o surgimento e a evolução da vida, no planeta Terra buscaremos agora refletir sobre a possibilidade de que o evento tenha se repetido em outras partes do Universo, o que chamamos de Panspermia. 



Talvez nem precisemos ir tão longe, É possível que planetas próximos tenham abrigado no passado remoto formas de vida, ainda que rudimentares. 

O favorito dos cientistas é Marte, que além de ser o mais próximo da Terra em distância e de ter um tamanho um pouco menor, o Planeta Vermelho também possui um campo magnético, porém bem menor que do nosso planeta. Entretanto, este pode ter sido muito maior no passado. 

Outro candidato seria um suposto planeta que fora cataclismicamente devastado e hoje é o cinturão de asteroides entre Júpiter e Marte. Mas sobre esse possível planeta temos poucas informações relevantes. 

A grande questão é que os astrônomos hoje calculam que existam cerca de 70 sextilhões (10 elevado a 22) de planetas no Universo e que cerca de 100 bilhões sejam parecidos com a Terra. 

Com esses números, acreditar que a vida começou aqui e só aqui existe é uma crença limitante, um egocentrismo exacerbado e uma falta de imaginação tremenda.

Isso se consideramos os seres considerados vivos como os que se parecem com os que conhecemos em nosso planeta. 

Dessa maneira, imaginar que a vida está disseminada pelo cosmo acaba sendo plausível, embora ainda não tenha sido possível comprovar tal teoria. 

Porém, considerando nossa visão de que o Universo se originou de um Buraco Branco e que toda massa e energia dele emanou se se espalhou pelo espaço sideral, se torna algo quase automático entender que os componentes que deram origem à vida na Terra estão presentes também em outros lugares do Universo. 

Assim, com cerca de 17 bilhões de planetas (e fora os satélites) iguais ao nosso só na Via Láctea, nossa galáxia, compreender que as condições que propiciaram o desenvolvimento da vida na Terra também estão presentes em outros corpos celestes. 

Desse modo o conceito de panspermia acaba sendo bem aceito. A grande questão seria se o evento se dá por acaso ou se foi realizado de modo deliberado ou intencional por alguma entidade superior. 

Nesse caso a teoria ganha um sobrenome e agora é a panspermia dirigida. Mas falar disso seria especulativo demais. 

O que temos de prático e cientificamente aceito é que a quantidade de planetas semelhantes ao nosso é imensa e que as condições para a formação da vida no Universo se repetem muitas vezes. 

Acrescento que a possibilidade de que o Buraco Branco seja nossa origem, o céu, mas também o passado e o Buraco Negro seja o destino da matéria de todo o Universo e também o futuro. 

Na próxima semana vamos falar sobre a consciência e o Universo!

Mantenha-se pensante! 

Araújo Neto


Nenhum comentário:

Postar um comentário