sexta-feira, 9 de outubro de 2020

O que é Helenismo

 

O Período Helenista

Olá! Seja bem-vindo ao Semanário do Pensamento. Nesta semana, estaremos falando um pouco mais sobre o Período Helenista, época na qual a cultura grega foi difundida pelos países à margem do Mar Mediterrâneo.



O período helenístico é o período da história da Grécia e de parte do Oriente Médio que começa com a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. e culmina com a anexação da Península Grega e as ilhas gregas por Roma em 146 a.C.

O termo “helenismo” foi originalmente publicado na obra do historiador alemão J.G. Droysen como Hellenismus, em escritos de 1836 a 1843.

Essa difusão era parte do projeto do próprio Alexandre, o Grande. Seu império teria sido a grande tentativa de hegemonia militar, cultural e linguística, da região, até então, sendo suplantada somente com a expansão do Império Romano, para o Oriente.

Na filosofia, talvez o período seja mais extenso do que na história, pois a influência grega foi muito grande na Europa romanizada até a Idade Média, quando a filosofia medieval foi iniciada por Santo Agostinho.

Essa influência pôde ser vista tanto pelo fato de que os filósofos do período já românico mantinham a escrita em grego, como Plotino, assim como mesmo a filosofia escrita em latim, desenvolvida em Roma era desenvolvida a partir das escolas gregas já tradicionais.

O helenismo marcou o surgimento de um novo período, na filosofia: a filosofia helenística, cujo início é, tradicionalmente, associado à morte de Alexandre, em 323 a.C., prolongando-se até o surgimento de Plotino, no século III da nossa era.

Este período é importante por se tratar de uma transição entre a Filosofia Antiga e Clássica e a Filosofia Medieval. É neste período em que a cultura greco-romana se encontra com a cultura judaico-cristã e a Antiguidade clássica vai dando lugar à Idade Média.

As principais vertentes que se destacaram neste período foram:

A Academia Platônica e o posterior NeoPlatonismo, com Plotino!

A Escola Peripatética, o Liceu e o Aristotelismo!

O NeoPitagorismo!

O Estoicismo, com Zenão de Cítio!

O Epicurismo!

O Ceticismo!

O Cinismo!

Vamos falar de cada corrente em separado, nas próximas semanas.

No próximo vídeo, falaremos um pouco sobre a Academia Platônica, o Platonismo e o NeoPlatonismo, na história da Filosofia.


Obrigado por nos assistir! SE MANTENHA PENSANTE! Valeu!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário