sexta-feira, 4 de março de 2022

Por que Bolsonaro chamou Putin de "amigo" ?

Muita gente achou estranho a aproximação entre o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, de extrema direita ao presidente Russo Vladimir Putin. 




A visão brasileira é de que a Rússia é necessariamente comunista, sempre foi e nunca deixou de ser. 

Por que esta visão está completamente equivocada?

Primeiro temos que entender o que é comunismo. Este termo pode ser bem compreendido separando-se duas subdivisões bem definidas: o comunismo utópico e o comunismo científico. 

Enquanto o científico é mormente baseado nas teorias socioeconômicas da dupla Karl Marx e Friedrich Engels, o comunismo chamado de utópico pode ter raízes diversas, como na sociedade alternativa dos falanstérios de Charles Fourier; na Utopia, livro de Thomas Morus; no anarquismo de Bakunin e Proudhon, ou mesmo nos livros da Bíblia Sagrada. 

A aproximação da antiga União Soviética com qualquer versão utópica é facilmente desmentida. 

Já com a versão científica se limitou à coletivização das propriedades rurais, pequenas e médias e de forma forçada. Mas ao contrário de gerar um sistema no qual o coletivo teria o poder, o modelo soviético acabou gerando uma oligarquia estatal, substituindo a oligarquia privada que reinava no czarismo, anterior. 

Dessa forma, Joseph Stalin, ditador soviético se tornou, ao contrário de um líder popular em uma nova versão de imperador e tratou de destruir a revolução comunista mandando executar todos os seus antigos parceiros, incluindo Trotski e mesmo seu cunhado.

E hoje, ainda que de forma sutil e não abertamente, Putin demonstra certo apreço pela figura de Stalin. E isso não o aproxima em nada do pretenso comunismo soviético, que fora definitivamente derrubado em 1990 e substituído por uma nova velha oligarquia privada.

Na verdade, Putin, assim como Bolsonaro, vem a público defender "Deus e a família", além de ser exacerbadamente nacionalista. 

Há quem ache que ser "de direita" politicamente é ser liberal ou neoliberal. Entretanto sabemos que a aproximação da direita com o liberalismo só se dá no campo econômico e por motivo de interesse direto na manutenção de privilégios sociais e financeiros. Nada tem de ideológico. 



Assim, é perfeitamente compreensível e esperado a aproximação dos dois presidentes que em muito se assemelham. 

Além disso, não podemos esquecer que 25% dos fertilizantes usados pelo agronegócio brasileiro vem da Rússia.

Lembram que falei de interesse? 

Leia mais:

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/02/16/bolsonaro-chama-putin-de-amigo-e-diz-ter-valores-em-comum-deus-e-familia.htm

Araújo Neto


Nenhum comentário:

Postar um comentário