sexta-feira, 18 de março de 2022

Sócrates e o autoconhecimento como forma de se atingir a virtude!

Em meados do século VI a.C. a democracia eclodiu em Atenas, na antiga Grécia. Os ideias de igualdade e liberdade para os cidadãos da Pólis (cidade) elevou o nível intelectual dos participantes das assembleias, daquele tempo.



A democracia permitiu o desenvolvimento do livre pensamento e com isso, a filosofia pode prosperar desenvolvendo e se ramificando em várias escolas e correntes. 

Entretanto, já nos finas do século V a.C. e início do século 4 a.C. os ideais democráticos estavam sendo, segundo os estudiosos, criando a chamada demagogia. 

Os principais agentes dessa desvirtuação do conceito original forma os sofistas, mestres da retórica e da oratória. 

Estes não acreditavam que existisse uma verdade absoluta que fosse compartilhada por todos os seres pensantes.

Dessa forma, usavam suas habilidades discursivas para conseguir melhores cargos e muito dinheiro,  se beneficiando do desconhecimento.

Entretanto, um dos maiores filósofos daquele tempo se levantou contra esta prática e defendeu que a verdade estaria dentro do homem. Por causa de preconceitos e pelo uso de métodos incorretos, a verdade se afastara do homem.

Porém se afastando dessas obstruções, seria possível alcançar a verdade e, por conseguinte a virtude. 

Este opositor se chamava Sócrates.



O pensamento e o método de Sócrates


O pensamento de Sócrates foi tão importante, que além de  ter sido mestre de Platão diretamente (e indiretamente de Aristóteles) ele também influenciou bastante o estoicismo, o cinismo e o ceticismo, posterior. 

A filosofia de Sócrates pode ser resumida pela epígrafe escrita no templo de Apolo: “Conhece-te a ti mesmo”. Assim, ele buscava ajudar o seu ouvinte a fazer uma auto reflexão , para entender a partir de suas próprias ideais e conceitos o conhecimento que o levaria a encontrar a verdade.

Sócrates acreditava ser possível chegar até a verdade, através da reflexão e do pensamento.

Era preciso, então derrubar esses obstáculos para se chegar ao verdadeiro conhecimento, ao qual chama de virtude. Por isso, ele também disse “Ninguém faz o mal voluntariamente”.

A concepção filosófica de Sócrates pode ser identificada como um método de análise conceitual. 

A célebre questão socrática é identificada na sua questão “O que é..X?” encontrada em todos os seus diálogos. 

É dessa forma que busca a definição de determinada coisa, geralmente uma virtude ou qualidade moral.


O conhecimento liberta


Assim sendo, ao conhecermos a nós mesmos, ao descobrimos de onde viemos, qual a nossa vocação, o que é correto e virtuoso, podemos pavimenta a estrada em busca da felicidade e da plena realização.

Através do pensamento, o homem é capaz de criar, mas também é capaz de destruir. Ao conhecermos nossos pensamentos, nossos sentimentos, podemos guiar nossa vida para construirmos nossa realidade de forma positiva e virtuosa.

Porém, deixar de lado essa busca, deixar correr frouxo é o primeiro passo para que tudo dê errado. 





Araújo Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário