quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Como Sócrates influenciou o pensamento de Platão

Sócrates e Platão



Olá! Seja bem-vindo ao Semanário do Pensamento. Nesta semana, estaremos falando um pouco mais sobre o filósofo Sócrates, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos e como ele é importante na obra de outro grande filósofo, ninguém menos do que Platão.

No último post nós falamos um pouco sobre o filósofo Sócrates, suas ideias e seu jeito peculiar de ser. Temos que ressaltar que a interpretação deste filósofo é bastante complicada, dado que não deixou obra escrita.

O que se sabe e o que se entende do que Sócrates defendia nos foi deixado por seus alunos e companheiros. O principal deles é Platão, que foi seu discípulo por cerca de 10 anos.

Foi após a condenação e execução de seu mestre, que Platão começou a registrar os ensinamentos aprendidos. A forma como ele escolheu fazer tais registro foi através de diálogos, exceto pelas cartas e pela Apologia de Sócrates. Esta é, de fato um monólogo.

São 35 diálogos e 13 cartas atribuídas a Platão. Entretanto, boa parte dessas obras tem autenticidade discutível.  Já na antiguidade, muitos textos apócrifos apontados como tendo sido escritos por Platão já circulavam.

Nos diálogos autênticos, Sócrates é, na maioria o principal personagem. Ele costumava iniciar uma discussão sobre algo com uma pergunta, que obtinha opiniões de seu interlocutor, que ele primeiramente as aceitava.

Depois, por meio de perguntas e respostas, mostrava o contraditório ou absurdo das opiniões originais, levando o interlocutor a reconhecer seu desconhecimento sobre o assunto. Esta primeira parte do método de Sócrates, destinada a levar o indivíduo à convicção do erro, é a ironia.

Depois, continuando o diálogo, e partindo da opinião primitiva do interlocutor, constrói com o interlocutor o conhecimento daquilo que se discute. Sócrates deu a esta última parte a designação de maiêutica - a arte de fazer nascer as ideias.

Os diálogos socráticos escritos por Platão, na primeira fase de sua obra são considerados autênticos e onde as ideias são predominantemente do mestre e foram escritos pouco depois da sua morte e, 399 a.C.

Já a partir da fase intermediária, as ideias passam a mostrar mais a visão do discípulo e Sócrates servindo mais como um personagem do que Platão lhe servindo de redator.

E assim, pavimentado no fértil terreno preparado por seu professor Sócrates, Platão redefiniu a finalidade da filosofia e sedimentou as bases para a formação e o desenvolvimento do pensamento racional, no ocidente.

Na próxima semana, falaremos mais sobre a vida e a obra de Platão, filosofo que influenciou diretamente boa parte do pensamento ocidental, na filosofia, nas ciências, nas artes, na literatura e até na religião.



Se não se inscreveu, se inscreva lá no nosso canal do Youtube, que vai chegar a informação quando o novo vídeo estiver disponível. Dá uma curtida no canal e aguarde as novidades.

Obrigado por ler! SE MANTENHA PENSANTE! Valeu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário