sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Demeritocracia [Parte 1]

Será que existe meritocracia, na sociedade atual?

Quantas horas de estudo e trabalho até bem feitos são necessários para tratar de assuntos complexos e necessário, úteis e que não têm retorno, porque a sociedade se ocupa em consumir conteúdos rasos, descartáveis e imediatistas, que apenas divertem por um curto período?



Quando se vê funções que, embora sejam interessantes, mas que não são imprescindíveis para a sociedade são tão bem remuneradas, enquanto muitas funções fundamentais para a manutenção da vida geral recebem remunerações pífias é preciso refletir sobre a moral remuneratória e o conceito de renome e mérito.

Na prática, a meritocracia é um conceito altamente contestável e deve ser relativizado. Principalmente na questão da heteronomia, um fenômeno que acontece quando alguém que não tem formação ou histórico em uma área usa veículos de comunicação para abordar o assunto, como se fosse um especialista. 

Vemos artistas, atletas, "influencers" que tratam de política e medicina, sem nunca ter estudada sequer um pouco sobre isso e usam suas famas para influenciar os menos abastados cognitivamente. 

Ao mesmo tempo em que isso acontece, vemos os recursos naturais se tornarem cada vez  mais escassos, em um mundo que é comandado exatamente por pessoas, cujo sucesso é resultado dessa mesma forma pitoresca e distorcida de meritocracia. 

Vivemos em uma sociedade que acha que fraude é mérito, que acha bonito quando se paga fichas telefônicas para os colegas ligarem pra rádio e pedirem a música dos filhos. Ou acha esperteza aqueles que criam perfis alternativos para cumprirem metas de inscritos, em redes sociais. 

Quanto mais idiota, melhor. Muita cultura, muito conteúdo não traz retorno. 



Araújo Neto


Nenhum comentário:

Postar um comentário