Olá! Seja bem-vindo ao Semanário do Pensamento. Nesta semana, estaremos falando um pouco sobre o Liceu e o Aristotelismo.
Agora, vamos ao que interessa:
Depois de deixar a Academia de Platão, Aristóteles criou sua
própria escola, ao qual chamou de Liceu. Seu círculo filosófico ficou conhecido
como Escola peripatética, porque o filósofo costumava ensinar ao ar livre,
muitas vezes caminhando.
O Liceu ganhou este nome porque suas atividades se iniciaram
em um bosque, em Atenas consagrado a Apolo Lykeios, uma manifestação do deus Apolo.
O termo Lykeios se refere a iluminação, ao fato de Apolo ser
o deus do Sol, inclusive. Esta característica pode ter sido a referência para o
nome, considerando o Liceu como um lugar onde se iluminaria as mentes.
A visão filosófica de Aristóteles é caracterizada pelo
esforço em captar a realidade de modo unitário .Assim
ele busca restituir as causas últimas de
tudo aquilo que é mutável e contingente a
um princípio único transcendente.
Com tal propósito, Aristóteles postula quatro causas fundamentais: a
matéria e a forma (para explicar a estrutura intrínseca das realidade
corpóreas), o agente e a finalidade (para explicar a origem das
coisas e seu dinamismo).
Vale-se desses princípios para resolver todos os grande problemas:
Problema cosmológico: composição hilemórfica de
todas as coisas, ou seja, todas elas são constituídas de matéria e forma, as
quais se encontram na relação de potência e ato; teologia: o dinamismo das
coisas e o seu devir são
provocados pelo primeiro Motor Imóvel,
o que é seu fim último.
Problema antropológico: o homem não é apenas alma, como afirmava
Platão, mas é o resultado da união substancial de alma e corpo, a primeira
concebida como forma e o segundo como matéria; entretanto, a alma compreende um
elemento espiritual, divino e imortal.
O Liceu de Aristóteles tinha cursos regulares, de manhã e à
tarde.
Pela manhã, os discursos do filósofo eram esotéricos,
isto é, direcionados a um público interno, mais restrito, com maiores e mais
avançados conhecimentos sobre lógica, física, metafísica.
Os discursos da tarde (chamados exotéricos)
destinavam-se ao público em geral e diziam respeito a temas mais acessíveis,
como retórica, política, literatura.
Na atualidade, em alguns países, o termo "liceu" designa um
estabelecimento do ensino secundário.
Havia muitas semelhanças entre a Universidade de Aristóteles
com a de Platão. O que mais as diferenciavam eram os estudos das ciências
naturais. Aristóteles desenvolveu a lógica para servir de ferramenta ao
raciocínio, visando à elaboração de uma visão científica da realidade.
Assim, como na Academia de Platão, na Escola de Aristóteles
a Filosofia era uma atividade especificamente oral. Mas, quanto ao bem maior
para os homens, Aristóteles acreditava que o homem só é feliz se puder
desenvolver e utilizar suas capacidades e possibilidades para uma vida boa e
digna.
O liceu sempre teve uma orientação empírica,
em oposição à Academia platônica,
muito mais especulativa.
O mais famoso membro da Escola peripatética depois de
Aristóteles foi Estratão de Lâmpsaco, que incrementou os
elementos naturais da filosofia de Aristóteles e adotou uma forma de deísmo.
Outros membros destacados da escola Peripatética foram:
Aristóxeno de Tarento;
Sátiro, o Peripatético;
Eudemo de Rodes;
Andrônico de Rodes;
Critolau;
Alexandre de Afrodísias;
Temístio.
No próximo vídeo, falaremos um pouco sobre o Pitagorismo.
Obrigado por nos assistir! SE MANTENHA PENSANTE! Valeu!