Anarquia é um termo que vem Do grego antigo ἀναρχία (anarkhia) e significaria algo como anular o governo, ou sociedade sem governo.
A doutrina política e social que defende a anarquia é chamada de Anarquismo. Essa ideologia se opõe a todo tipo de hierarquia e dominação, seja ela política, econômica, social ou cultural, como o Estado, o capitalismo, as instituições religiosas, o racismo e o patriarcado.
O anarquismo surge no século XIX, proposto pelo filósofo e
político inglês William Godwin, que viveu entre 1756 e 1836. Ele sugere um novo sistema político e
econômico distinto do capitalista liberal que imperava desde a Revolução
Industrial.
Godwin era um utilitarista, ou seja, defendia uma teoria
consequencialista, que afirma que a ação é boa quando tendem a promover a
felicidade e más quando tendem a promover o oposto, tratando-se de uma moral
eudemonista, que defende a plena liberdade.
Bakunin foi severo nas críticas aos marxistas. Embora tenha
sido parceiro de Karl Marx, no início, criou várias contendas posteriores e
acabou sendo um dos líderes de um movimento ainda mais radical que criou o
anarcosocialismo.
Para ele, todas as formas de governo levariam a opressão e,
sobre os marxistas chegou a afirmar a seguinte frase:
“Eles defendem que nada além de uma ditadura - a ditadura
deles, é claro - pode criar o desejo das pessoas, enquanto nossa resposta para
isso é: Nenhuma ditadura pode ter qualquer outro objetivo para além de sua
autoperpetuação, ela pode apenas levar à escravidão o povo que tolerá-la; a
liberdade só pode ser criada através da liberdade, isto é, por uma rebelião
universal de parte das pessoas e organização livre das multidões de trabalhadores
de baixo para cima.”
Bakunin foi, posteriormente, criticado pela concepção de
revolução violenta que defendia.
- Die Reaktion in Deutschland (A Reação na Alemanha) – 1842
- O Império Knuto-Germânico e a Revolução Social - 1871
- A Comuna de Paris e a Noção de Estado - 1871
- Federalismo, Socialismo e Antiteologia – 1872
- Estatismo e Anarquia (Gosudarstvennost' i anarkhiia/Staatlichkeit und Anarchie) – 1873
- Textos Anarquistas - 1874
- Deus e o Estado – 1882
(Fonte: Wikipedia.org)
O debate entre Marx e Proudhon se deu por trocas de escritos
literários, tendo o anarquista escrito “A Filosofia da Miséria”, enquanto o
comunista lhe respondera com “A Miséria da Filosofia”.
- O que é a Propriedade? Pesquisa sobre o Princípio do Direito e do Governo (1840)
- Aviso aos Proprietários (1842)
- Sistema das Contradições Econômicas, ou A Filosofia da Miséria (1846)
- A Ideia Geral de Revolução no Século XIX(General Idea of the Revolution in the Nineteenth Century, (1851)
- Le manuel du spéculateur à la bourse (2012)
- De la justice dans la révolution et dans l'Eglise (1858)
- La Guerre et la Paix (2012)
- Do Princípio Federativo (1863)
- De la capacité politique des classes ouvrières (1865)
- Théorie de la propriété (2012)
- Théorie du mouvement constitutionnel (2012)
- Du principe de l'art (2012)
- Correspondences (2012)
(Fonte: Wikipedia.org)
Iain McKay apontou uma divisão entre o anarquismo
individualista, representado por autores como Stirner e Tucker,
e o anarquismo social, representado por autores como Bakunin e Kropotkin.
Johann Kaspar Schmidt, mais conhecido como Max Stirner, foi um filósofo alemão muitas vezes visto como um dos precursores do niilismo, do existencialismo, da teoria psicanalítica, do pós-modernismo e do anarquismo, especialmente do anarquismo individualista.
Benjamin Tucker foi o principal defensor americano do anarquismo individualista e do anarquismo americano no século XIX Foi editor do periódico anarquista americano Liberty.
Piotr Alexeyevich Kropotkin foi um geógrafo, economista, cientista político, sociólogo, zoólogo, historiador, filósofo e ativista político russo, um dos principais pensadores do anarquismo no fim do século XIX, considerado também o fundador da vertente anarco-comunista.
Haveria para McKay duas correntes maiores de anarquismo
aquelas relativas à estratégia — com os primeiros priorizando a educação e a
propaganda e os segundos priorizando as intervenções econômicas e políticas na
busca por uma revolução — e aquelas relativas à economia de uma possível
sociedade futura baseada nos princípios libertários.
Após a segunda guerra mundial, o poder político, econômico e militar da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas acabou por dominar todos os movimentos, outorgando o seu viés de socialismo ou comunismo e extirpando os anarquistas deste meio.
As ideias anarquistas retornam a ter força no final da
década de 1970, quando o movimento Punk ganha o Reino Unido. Embora nem todo
punk seja necessariamente anarquista, a ideologia foi propagada e defendida por
muitos seguidores deste movimento, que aliou uma estética chocante com um
movimento musical baseado em músicas agressivas, com temáticas contestadoras.
O punk se baseava nas ideias de liberdade máxima e seu lema
é o “faça você mesmo”. O pensamento anarquista tem um papel importante na
cultura punk, assim como o punk teve uma influência significativa no anarquismo
contemporâneo.
A maior influência literária no período talvez tenha sido Giovanni
Baldelli, escritor italiano, que publicou suas obras nos Estados Unidos e na
Inglaterra, no início da década de 70.
No campo político-econômico se convencionou aceitar uma
corrente chamada de anarco-capitalismo, que seria uma radicalização do
liberalismo econômico e do neoliberalismo. Essa corrente defende o fim do
Estado político e o livre mercado, mas com a continuidade da propriedade
privada.
Há um outro conjunto de ideias que por vezes se mistura e se confunde com o anarquismo, o chamado libertarianismo ou libertarismo. Esta é uma filosofia política e movimento que defende a liberdade como um princípio central.
Os libertários compartilham um ceticismo em relação à autoridade e ao Estado, mas divergem no escopo de sua oposição aos sistemas políticos e econômicos.
Enfim, entendemos que foram desenvolvidas diversas interpretações para o termo anarquia e seu derivado anarquismo. Algumas delas são conflitantes e até antagônicas.
O importante é que todas conservam a ideia central de que a anarquia consiste na ausência de controle, em alguma escala.
Aplica-se o termo à qualquer perspectiva de liberdade extrema, seja política, econômica, social etc.
Muito obrigado por ter lido. Esperamos ter ajudado a ampliar seu entendimento, assim como ampliamos o nosso, ao realizar esta pesquisa.
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